sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Dia de Santos Reis

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII.
Em Portugal, meados do século XVII, os festejos tinham como finalidade principal divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso e com características próprias. Dona de rara beleza, a festa tem como riqueza a manutenção da tradição oral por meio da qual mantém vivos os versos entoados durante os festejos.

No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.

Com sanfonas, reco-reco, caixas, pandeiros, chocalhos, violões e outros instrumentos, seguem os foliões pela noite adentro, ou à luz do dia como ocorreu em Sete Lagoas, em longas caminhadas, rumo a algum presépio levando a "bandeira" (estandarte de madeira ornado com motivos religiosos), a qual dedicam especial respeito. Vão liderados por mestre e contra-mestre, figuras de relevância dentro da Folia por conhecerem os versos - são os puxadores do canto.


Para connhecer mais sobre as comemorações do Dia de Santos Reis acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário