terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Oitavo Programa

Programa Promove Diversidade exibido em 04 de fevereiro.


História do Carnaval Setelagoano

 Poucas pessoas sabem que a tradição do carnaval em Sete Lagoas, hoje tão esquecida, tem sua origem no inicio do século XX cuja época de ouro fora alcançada nos anos 70 e 80. Período que ainda deixa muita saudade nos corações dos que vivem nessa cidade.
A festa era composta de desfiles de blocos caricatos e escolas de samba que com suas cores e formas diversas, enredos criativos e bem humorados levavam alegria para as ruas do centro da cidade.
A matéria especial do Promove Diversidade sobre a História do Carnaval Setelagoano remonta um passado onde blocos como o Boka Loka, o Bloco do Boi, iniciado pelo saudoso carnavalesco Pingo e atualmente mantido por Paulinho do Boi,o Bloco dos Sujos, entre outros e escolas de samba como a Dez pras Dez, Imperatriz Catarinese e Bandeira Branca faziam a alegria do povo e lavava a alma daqueles que trabalhavam o ano inteiro para garantir a festa de todos.
Hoje a situação não é mais a mesma, a Imperatriz Catarinense assim como as outras grandes campeãs do carnaval setelagoano não invadem mais as ruas da cidade levando cores e brilho aos olhos do povo, mas ainda enchem os corações dos militantes da causa de saudade e desejo de recomeçar.
Atualmente o que se pode ver é a luta dos remanescentes, verdadeiros heróis da resistência, dia após dia regando a semente do resgate cultural de um povo que já nem se lembra como é brincar o Carnaval!










Um comentário:

  1. Pessoal do Promove Diversidades, eu fico sem palavras para dizer como estou surpreso com a qualidade do programa! Ví a primeira edição por acaso e não pude parar de acompanhar por curiosidade mesmo, por ser algo da cidade, e agora sou assíduo aos programas. Adivinhem onde eu tive a felicidade de passar no vestibular? precisa falar? kkk mas no curso de Administração que é mais minha cara ;) Mas ficam os meus sinceros e impressionados parabéns! A qualidade é excelente, a imagem é profissional, a edição perfeita, o corpo do programa, as entradas dos convidados, é tudo sem dúvidas perfeito! Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir