segunda-feira, 12 de abril de 2010

Nono Programa

Promove Diversidade Exibido no dia 18 de fevereiro de 2010.



Luciano Ribeiro

Arte e educação caminhando juntos e ampliando horizontes. É dessa forma que o artista plástico Luciano Ribeiro, que aliando artes gráficas, história e educação artística, sensibiliza o olhar de seus alunos e juntos descobrem novas formas de trabalho e expressões artísticas.
Segundo estudiosos da àrea, a arte educação dá ao individuo acesso a arte como uma linguagem expressiva e forma de conhecimento. Na sociedade moderna isso se dá de duas formas:
Assistemáticamente através dos meios de comunicação de massa e das manifestações não institucionalizadas da cultura, como por exemplo, as manifestações do folclore entendidas como manifestações vivas e em constante mutação das tradições.
Sistematicamente através das escolas e outras instituições de ensino.
A arte educação como um todo tem um objetivo maior que a mera formação de profissionais dedicados a esta prática, buscando oferecer aos indivíduos condições para que compreenda o que ocorre no âmbito da expressão e no plano do significado ao interagir com artes, permitindo uma inserção social mais ampla e frutífera.





Cramam 

 Qualificar para o mercado de trabalho, garantir a cidadania e a auto-estima da comunidade são objetivos que mantêm vivo o Centro Regional de Artes Maria dos Anjos Macedo, o CRAMAM.
A instituição oferece à toda a comunidade setelagoana diversos cursos profissionalizantes como barbearia, marcenaria, cabeleireiro e pintura em objetos. Atrevés da consolidação de parcerias, o CRAMAM vem superando limitações de estrutura e recursos, ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento social.





Teatro do Serpaf

É de conhecimento geral que o teatro guarda em suas tramas um universo repleto de descobertas e realizações. Esta arte transformadora faz de seus artistas cidadãos conscientes e empenhados em melhorar o mundo ao seu redor. Em Sete Lagoas essa arte ganha vida e funcionalidade na vida de crianças e adolescentes, aliando cidadania e conhecimento ao cotidiano da cidade.





Reforma da Catedral de Santo Antônio

Em Sete Lagoas no ano de 1775, antes mesmo de o município ganhar o nome Sete Lagoas, já existia uma capela, que propiciou a construção da catedral, cujas torres foram finalizadas em 1886.
A construção foi erguida por vários construtores, seu teto e paredes ganharam figuras executadas pelo pintor italiano Julio Goretti. A paróquia de Santo Antonio foi fundada em 1841.
Em 1941, após uma reforma, a capela foi transformada em Catedral MAtriz de Santo Antônio. Nos dias de hoje, A Catedral de Santo Antônio representa um patrimônio de grande importância para a história local. Sua preservação e manutenção tem sido uma constante no dia a dia da cidade, cujo poder público vem tomando algumas medidas práticas em prol do resguardo da história do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário